eleições 2020

Calendário traz confirmação de nomes à prefeitura

18.386

A menos de uma semana para o início do prazo das convenções partidárias, as siglas correm para dar os encaminhamentos necessários para alinharem a engrenagem em torno daqueles que serão as apostas no pleito de Santa Maria. A expectativa que recai, para esta semana, é a definição da chapa governista. O PSDB do prefeito Jorge Pozzobom, que vai buscar a reeleição, aguarda a confirmação do PSL para fechar a dobradinha. O partido ficará com o cargo de vice com o nome do empresário Rodrigo Decimo.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Nesta situação, há ainda um problema, que não é pouco, a possibilidade, cada vez mais real, de o PTB ficar fora da coligação. Até porque o presidente nacional do PTB, o todo-poderoso Roberto Jefferson, já avisou que em municípios com mais de 200 mil eleitores (Santa Maria está inserida neste contexto), os petebistas estão proibidos de se aliarem ao DEM e ao PSDB. Também é aguardada, para esta semana, o embarque do DEM ao bloco pró-Pozzobom. Uma vez que os democratas chegaram a sinalizar, ainda que timidamente, com a pré-candidatura de Rodrigo Menna Barreto.

Do lado do Progressistas, o vice-prefeito Sergio Cechin está com tudo encaminhado. O vice, definido de longa data, é o vereador Francisco Harrisson (MDB). A ideia é reeditar a exitosa parceria entre emedebistas e progressistas que, juntos, governaram Santa Maria de 2009 a 2016. Além dos poderosos e expressivos PP e MDB, Cechin e Harrisson terão uma constelação de partidos: Avante, PL, Podemos, SD, PRTB e Patriotas. Do lado da dobradinha, que também saiu da costela de Pozzobom, o desafio é mostrar que os acertos da atual administração são deles também.

BLOCO OPOSICIONISTA
O PT está com a vida encaminhada. Ao lado do PSD, o vereador Luciano Guerra tem o desafio de mobilizar o eleitorado fora do eixo do petismo para chegar ao segundo turno - tarefa compartilhada com Marion Mortari, que será o vice. 

O PDT de Marcelo Bisogno quer mostrar musculatura com a chegada do PSB de Fabiano Pereira, que será o vice do pedetista. Com eles, ainda figuram o PCdoB, PV, Rede, havendo a possibilidade da chegada do PROS.

Outra pré-candidatura já devidamente estruturada é a do Republicanos de Jader Maretoli, que vai de chapa pura, e que quer mostrar que a estrondosa e surpreendente votação de 19,5 mil pode ser ainda maior. Ao lado de Maretoli, estará a professora Maria Helena Rodrigues.

Expectativa cerca o Cidadania do pré-candidato Evandro de Barros Behr, filho do ex-prefeito de mesmo nome que governou Santa Maria na década de 90, e que deve ir de chapa pura à prefeitura. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola de Sargentos em Santa Maria pode injetar R$ 250 milhões na economia Anterior

Escola de Sargentos em Santa Maria pode injetar R$ 250 milhões na economia

Republicanos de Jader Maretoli terá mulher negra de vice Próximo

Republicanos de Jader Maretoli terá mulher negra de vice

Marcelo Martins